Saúde
Quando um equipamento trabalha desajustado dentro da indústria, no máximo ele poderá matar algumas peças ou até mesmo um lote de peças inteiro, diferentemente do que poderá ocorrer a área da saúde.
Um bom exemplo disto são as AUTOCLAVES QUE SÃO UM PERIGO QUANDO NÃO SÃO CALIBRADAS CORRETAMENTE.
Para uma autoclave de uso na área médica e odontológica executar bem o seu serviço de esterilização, uma perfeita assepsia, tem que haver uma combinação de pressão e temperatura dentro de um ciclo de tempo.
Ciclo este onde a água aquecida em recipiente fechado, onde o vapor fica sob pressão, atinge a temperatura mais elevada do que seu ponto de ebulição, sem entrar em ebulição.
Na autoclave o que realmente esteriliza é o calor úmido e não a pressão.
A morte dos microrganismos pela autoclave ocorre pelo termocoagulação e desnaturação das proteínas microbianas.
Alguns laboratórios de calibração só calibram os manômetros das autoclaves e isto é muito preocupante, pois ao fazer apenas a calibração do manômetro não garante que a autoclave esteja realizando a correta esterilização dos materiais odontológicos e hospitalares.
A Iso-Metro, baseando-se na norma ABNT NBR ISO 17665-1:2010 – Esterilização de produtos para saúde, entende que o correto é fazer uma acuidade dentro da autoclave para verificar se todo o ciclo foi completado segundo especificações técnicas, onde seria verificada a pressão, temperatura e o tempo.
A nossa preocupação não é apenas emitir um certificado de calibração, mas realmente proteger e cuidar das pessoas.
Da mesma forma que as indústrias procuraram suas certificações para estabelecem um modelo de gestão da qualidade visando eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e consequentemente melhorar qualidade dos seus produtos e serviços a área da saúde também está procurando se certificar e manter suas acreditações.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade privada que surgiu em 1999, no intuito de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Esse sistema compõe um imenso rol de procedimentos e regras lançado pelo Ministério da Saúde em parceria com organizações que representam o setor para o recebimento de certificações em serviços de saúde.
A ONA é um selo de qualidade relacionado ao alcance da excelência nos processos de trabalho em saúde (pública ou privada). A avaliação é feita por especialistas que atuam sob a responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) da entidade. Essas, por sua vez, são supervisionadas e coordenadas pela ONA. O objetivo máximo da acreditação é o de promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados no Brasil, preocupando-se também em assegurar a segurança de todo brasileiro nas Organizações Prestadoras de Serviços (OPSS).
Em relação à acreditação, são consideradas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, as entidades que prestam serviços de assistência médica de tipo hospitalar, laboratório, hemoterápico, patologia clínica, ambulatorial e pronto atendimento, diagnóstico e terapia, atenção primária à saúde, assistência domiciliar e transporte especializado em saúde de caráter estatal ou privado, com ou sem fins lucrativos, sob a responsabilidade de uma diretoria.
A garantia da qualidade é conferida por meio de avaliações que atestarão o nível de informatização da instituição, sua eficiência, a rapidez e a assertividade dos processos internos, a qualidade no atendimento ao paciente, o nível de segurança estrutural da instituição, a proteção sanitária dos profissionais de saúde e usuários dos serviços oferecidos, além da interação harmônica entre todas as áreas do hospital (tecnológica, médica, administrativa, contábil/financeira, assistencial, laboratórios e pesquisa).
A aplicação da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação específico, por parte das entidades credenciadas pela ONA, poderá resultar na obtenção de uma acreditação.
Especificamente para Laboratórios Clínicos, a norma vigente do Mercosur é a NM ISO 15189 – Requisitos especiais de qualidade e competência. Esta norma Mercosur é para desenvolver sistemas de gestão da qualidade e avaliar a própria competência dos laboratórios, além de ser de uso dos organismos de acreditação para confirmar e reconhecer a competência destes laboratórios.
Em qualquer uma destas certificações, acreditações ou homologações os cuidados com os equipamentos de medição ou de monitoramento são tratados com muita seriedade e em hipótese alguma é aceito que os mesmos não estejam em perfeitas condições de uso com resultados confiáveis e precisos. Existem uma série de exigências que devem ser atendidas neste quesito e isto que é o negócio da Iso-Metro com sua experiência de mais de 26 anos trabalhando para dar a solução metrológica correta e adequada aos seus clientes, independentemente da sua área de atuação.
Entre em contato conosco que a nossa equipe é muito bem preparada para orientá-lo!